Google Translator - choose your language

Azulejos antigos no Centro do Rio de Janeiro - II

Rua Visconde do Rio Branco n° 21

Estas fotos são de 2009, e infelizmente foram feitas com uma máquina com menos resolução, e um zoom muito fraquinho, de apenas 3 vezes. Mas já dá uma ideia dos azulejos do imóvel. Um dos mais recentes que encontrei até agora ainda com azulejos. Em 1903 a cidade já estava em plena remodelagem e afrancesamento, pelo então prefeito Pereira Passos. É até extraordinário encontrar então um casarão construído neste período, que ainda conserva algumas características portuguesas.








acrescentado em 21/07/2012:

Os azulejos abaixo eu fotografei em Lisboa, e são o mais próximo que encontrei dos azulejos usados na cercadura da foto acima, e talvez sejam uma variação do motivo:


Os cacos de azulejo abaixo são de uma escavação em 2008 na rua de Santa Luzia, Centro do Rio de Janeiro, uma área conquistada ao mar, através de aterros realizados com os escombros do desmonte do Morro do Castelo.
Apesar de nesta foto estarem em verde, na mesma escavação foram encontrados também do mesmo padrão em azil, como os usados no casarão acima. Segundo a profa. Dora Monteiro, estes azulejos seriam holandeses.


2 comentários:

  1. Bem bonitos. Parecem-me portugueses, mas n identifico a marca. Será que estou a ser demasiado tendencioso e a atribuir tudo a Portugal??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis,
      Os de cercadura, com esta fita em espiral a cercar um eixo central, encontra-se em grande quantidade por aqui, e nas aulas que fiz no Museu Nacional com a profa. Dora, ela disse que estes eram também holandeses. Fui olhar minha fotos em Portugal, e não achei, nem em Lisboa, e nem no Porto. Claro que isto não quer dizer nada, mas são mais de 300 fotos só de azulejos. Talvez a professora Dora tenha razão quando a serem holandeses.
      Os demais também não encontrei em minhas fotos de Portugal. Assim que eu os refotografar, com minha máquina melhor, poderemos ao menos vê-los em mais detalhes e nitidez.
      abraços!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...