Google Translator - choose your language

O 'novo' museu do Alentejo

fonte: http://visao.sapo.pt/o-novo-museu-do-alentejo=f668579


Seis anos depois do seu encerramento e após obras de qualificação e beneficiação, o Museu Municipal de Portalegre abriu portas no Dia da Cidade (23 de maio).

Instalado numa casa nobre do século XVI, junto à Sé Catedral, e com uma área superior a 4 mil metros quadrados, o seu espólio é proveniente, na sua quase totalidade, dos antigos Conventos portalegrenses de Santa Clara e São Bernardo e de doações de particulares.

Das coleções expostas, a mais significativa é a de Arte Sacra, que inclui peças em terracota e marfim. Também importante é a coleção de faiança portuguesa (século XVII ao século XX), onde se destacam as peças de louça azul e branca utilizadas para ornamentação no Oriente e os pratos ratinhos, expressão usada para designar as gentes que se deslocavam das Beiras para o Alentejo na época das ceifas.

O mobiliário, estilo D. João V e D. José, e as coleções temáticas uma de Santo António com mais de 700 peças e outra de caixas de rapé em prata e outros materiais, completam a parte expositiva do museu, que conta ainda com uma loja e cafetaria.

Para melhor compreender a riqueza deste espólio, o agora designado Espaço Cultural Museu Municipal de Portalegre tem visitas guiadas individuais e em grupo, e um serviço de educação destinado às visitas de grupos escolares.

ESPAÇO CULTURAL MUSEU MUNICIPAL DE PORTALEGRE
R. José Maria da Rosa, Portalegre
Ter-Dom 9h30-13h, 14h30-18h.
€2,10

8 comentários:

  1. Olá Fábio,
    Obrigada pela reprodução aqui desta notícia da Visão online, adorei ver.
    Eu já tinha ouvido falar da reabertura do Museu Municipal de Portalegre, mas não sabia que tinha esta coleção de faianças, pensava que era só na Casa Museu José Régio que havia este tipo de acervo.
    É certamente um local a visitar quando for para aqueles lados.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Andrade,
      Eu republiquei a matéria justamente para que vocês, meus amigos portugueses pudessem vê-la. Achei linda esta parede com os pratões.
      beijos!

      Excluir
  2. Olá Fábio
    Muito obrigada pela divulgação desta notícia que coloca Portalegre na rota de um próximo fim de semana. A imagem que escolheu, para ilustrar o post, é esplendorosa e faz salivar nosso cérebro só de pensar ver estes ratinhos "in loco".
    Abraços e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, quisera eu ter visto isso ao vivo! A foto devemos agradecer ao site da matéria original, alías, era a única disponível! É de enlouquecer esta foto. Quem sabe numa próxima viagem à Portugal consigo passar por lá.
      bjs

      Excluir
  3. Caro Fábio

    Ainda bem que reabriu. Há uns bons vinte anos o museu era uma baíuca, uma espécie de armazém de loiças e mobília, mais cheio que um ovo. Decididamente tenho voltar a Portalegre ver a Fundação Cargaleiro, O Museu José Régio e o Museu Municipal

    Abraços portugueses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luis,
      Depois nos conte se o museu agora está bacana, e não mais um depósito de louças e móveis. Pois por esta foto que eles divulgaram, fiquei com vontade de conhecer esta cidade, apenas para ver este acervo!
      abraços

      Excluir
  4. Olá Fábio
    É bom verificar o interesse que a nossa faiança lhe desperta. A imagem que publicou é lindíssima. Estive, há alguns anos, no Museu Municipal de Portalegre e fotografei a colecção de faiança que agora está exposta, num total de 103 peças.A maior parte estava empacotada. Cada caixa que se abria era uma surpresa. Obrigada pela sua publicação.
    if

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Espero em breve ter a oportunidade de visitar este acervo. Mesmo já tendo visto belas coleções em Lisboa e no Porto, nós que somos apaixonados por esta arte sabemos que cada peça é única, e merece ser apreciada, pois cada peça nos conta uma hitória nova.
      abraços!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...