Google Translator - choose your language

jarra de vinho - Nadir Figueiredo S/A



jarra de vinho
Nadir Figueiredo S/A
Pedreira - São Paulo
louça de pó de pedra
20,5 (h) x 20 (c)
decoração com decalques e filetes em ouro
déc. 1950
coleção site Porcelana Brasil

Não sou fã de jarras de vinho e cerveja, mas esta não pude deixar de comprar, pois eu a havia visto pela primeira vez na feira da praça XV há uns 3ou 4 meses, e no sábado passado ela estava custando metade do que se pedia antes.

Além disso, eu gosto muito do motivo decorativo usado nesta talha, e tenho diversas peças, tanto da Nadir como de diversas outras marcas, com o mesmo decalque. Pelas minhas pesquisas, é provavelmente o segundo decalque mais usado na história da indústria de louças no Brasil.



Como mencionei em um post mais antigo, sobre uma talha Nadir Figueiredo com a mesma decoração, é quase certo que este decalque fosse (re)produzido pela Fábrica Fontana, de Curitiba, a primeira a produzir decalques para cerâmica no Brasil, lá em meados dos anos 1930.

Eu escrevi (re)produzido pois embora eu tenha depoimentos de que ao menos em uma fábrica brasileira este decalque fosse fornecido pela Fábrica Fontana, há diversas peças inglesas, alemães e portuguesas, e até mesmo norte-americanas com o mesmo motivo decorativo, igual em cada mínimo detalhe.

Há também a hipótese, totalmente criada pelos devaneios de minha mente, de que a Fábrica Fontana, além de imprimir decalques, talvez também revendesse decalques importados. Me parece meio sem sentido uma gráfica de decalques importar e revender decalques de outras nacionalidades, mas seria uma explicação para existir peças européias com este mesmíssimo decalque. E não há registros de que a Fábrica Fontana teria exportado seus decalques.

5 comentários:

  1. Olá Fábio,

    Ao contrário de ti, gosto de jarros de vinho e esse, é muito interessante!
    Parabéns pela compra.
    Já agora, boas festas e votos de um fantástico 2012.

    Forte abraço do Algarve

    Júlio

    ResponderExcluir
  2. Olá Zé Júlio,
    Esta em particular eu nem desgosto. As que menos gosto são aquelas em formato de barril ou com figuras em relevo.
    Esta tem um decalque que eu gosto muito, e o modelo é mais discreto.
    abraços!

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma peça comprada em 1953 que minha vó ganhou do pai dela. Gosto muito. Qual o valor dessa? Gostaria de comprar outras da coleção.

    ResponderExcluir
  4. Que lindeza!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Essas coisas mais lindas ficam na história do nosso país. Parabéns a quem desenhou à mão...E quem escolheu a jarra...E enfim quem articulou tantase tantas peças.
    Houve uma mãozinha de muito bom gosto em tudo isso!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...