Google Translator - choose your language

Bordallo Pinheiro lança Zé Povinho que faz “manguito” à Moody’s

fonte: http://acartaagarcia.blogspot.com/2011/07/bordallo-pinheiro-lanca-ze-povinho-que.html

15.07.2011, Por: Daniel Almeida ,Público online


«A empresa Faianças Bordallo Pinheiro vai esta tarde lançar uma nova estatueta do Zé Povinho, com uma mensagem especial: o famoso boneco aparece a fazer um “manguito” à Moody’s, a agência de notação financeira que baixou o rating da dívida portuguesa para o nível de lixo. A criação de Bordallo Pinheiro adapta-se aos tempos modernos.

“O Zé Povinho não ficou alheio às ondas de choque provocadas por uma das notícias de que mais se tem falado em Portugal, e decidiu mostrar todo o seu descontentamento enviando um ‘manguito’ à agência de notação financeira que recentemente baixou o rating da dívida portuguesa para lixo”, lê-se no comunicado da empresa.

A utilização da personagem Zé Povinho, criação de Rafael Bordallo Pinheiro que se tornou um “elemento simbólico dos sacrifícios e injustiças impostos ao povo português”, serve, segundo a empresa, para “retribuir o pouco simpático ‘cumprimento’ que a agência de notação financeira deu a Portugal”.

Ao gesto pode juntar-se a voz dos portugueses descontentes. É que a estatueta “TOMA, Moody’s” será acompanhada de um postal endereçado à Moody’s, “onde cada um poderá escrever a sua opinião e, posteriormente, enviar para a sede da agência de rating”. “O objectivo é que o povo português se faça ouvir e que deixe bem claro a sua posição”, acrescenta o comunicado da empresa.

A estratégia comercial pode, segundo a fábrica de Caldas da Rainha, ser aproveitada pelos outros países europeus que têm estado debaixo do olho das agências de notação financeira: “Esta peça, que traduz um sentimento generalizado em muito países europeus, tem sido alvo de interesse por parte de inúmeras pessoas da Grécia, Irlanda e Itália. Dado o evoluir da situação, espera-se que outros países venham a aderir à iniciativa pois existe um interesse crescente por simbologias de protesto com história, como esta”.

O novo símbolo da contestação nacional, que já levou inclusive a um pequeno ataque pirata ao site da Moody’s na semana passada, começará a ser comercializado a partir da próxima sexta-feira, dia 22 de Julho, nas lojas da Vista Alegre Atlantis (que, tal como a Bordallo Pinheiro, pertence ao grupo Visabeira) em duas versões: a mais pequena custará 33 euros e a maior 60 euros. No entanto, a peça pode, já a partir de hoje, ser vista na loja da Vista Alegre Atlantis do Chiado, em Lisboa.

No dia cinco deste mês, a Moody’s baixou em quatro níveis o rating de Portugal de Baa1 para Ba2, colocando a dívida do país na categoria de “lixo” (junk)."

6 comentários:

  1. Olá Fábio,
    Que bela maneira de apoiar os protestos dos portugueses em relação à classificação de lixo dada pela "Moody's" ao nosso país! Ao divulgar aqui esta iniciativa está também a dar o seu apoio...
    Eu acho escandaloso e acredito que por trás destas classificações há interesses obscuros contra a União Europeia e o Euro.
    Mas andava um pouco confusa em relação ao seu blogue porque aparecia-me na lista de postagens novas dos blogues que sigo, duas postagens suas sobre faiança das Caldas da Rainha e Bordallo Pinheiro datadas de há um e dois anos.
    Terá sido uma maneira de antecipar este post? É que eu não sei como isso se faz...
    Mas gostei muito de ler.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Fábio, pensando melhor, se calhar atribuí-lhe intenções que não tinha, peço desculpa, mas gosto de ver divulgada esta iniciativa da Bordallo Pinheiro.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, Portugal não age como devia agir, não é através de um boneco a fazer o gesto improprio que deveríamos manifestar...
    Só fará passar a ideia de gente mal criada... Não discordo que seja a tradição portuguesa... Mas há maneiras e modos de agir que só nos prejudicam, e este é um deles..
    Concordo com a Maria Andrade. Isto é apenas um golpe para atacar o Euro.. E agr vem a fachada da América (USA) estarem também muito mal... Coitadinhos dos oportunistas! A culpa foi dos tratados assinados depois da II G. G. Mundial! Os USA nunca deveriam ter recebido um tostão da Europa! Ve-se o que agora estão a fazer!

    A Europa tem de decidir o que é melhor para os estados membros e não o que é melhor para os estados unidos.

    Estão a baixar a classificação a países da União Europeia que são vulneráveis e a aproveitarem-se de crises como fizeram anteriormente. Aproveitam-se de guerras para meter o nariz no petróleo...

    Parabens pelo blog Fábio, tem aqui belas peças.


    Flávio Teixeira

    ResponderExcluir
  4. Olá Maria Andrade,
    O que aconteceu é que recuperei posts antigos, que já havia feito há muito, que não sei por qual razão, ficaram como "rascunho". Mas ao recuperá-los, embora permanecessem com as datas originais, surgiam mesmo como "novidades" nas listas de quem acompanha o blog. Em resumo, algum bug do Blogger.
    O único post novo foi mesmo do do Zé Povinho dando uma banana para a Moody's.
    Sobre este assunto, acho um ABSURDO estas classficações destes sistemas financeiros. E pode até ser um gesto mal educado, e que talvez não tenha grande efeito, mas é um gesto ao menos, e não acho tão descabido.
    Concordo com vc Flávio, quando diz que a Europa tem que tomar decisões que sejam adequadas à Europa, e não aos EUA.
    A cada deles é a que está mais "suja", e ainda ficam querendo dar ordens em todo o planeta. Foi a crise americana de 2008 que contaminou o mundo inteiro. O erro foi deles, e não da Europa, ou do Brasil (que felizmente escapou bem da crise, fato inédito para nós), ou da Ásia, etc.
    abraços para ambos os amigos!

    ResponderExcluir
  5. Fábio

    Você espanta-me sempre com os seus conhecimentos sobre portugal e a cerâmica portuguesa.

    Continuo a achar irresistível a figura do Zé Povinho. Creio que reflecte uma forma de insubordinação muito característica das pessoas mais humildes e exploradas em Portugal, que é feita pela calada, mal o chefe ou o patrão viram costas. E todos nós temos um pouco de zé Povinho. Temos dirigentes imbecis, políticos destravados a quem temos que obedecer, mas a quem, pela calada, fazemos uns manguitos.

    Um abraço lisboeta para o amigo Carioca

    ResponderExcluir
  6. Que isso Luis!
    Sei muito, mas muito pouco sobre a cerâmica portuguesa! Se sei um pouco mais hoje em dia, é porque acompanho teu blog, e de lá comecei também a acompanhar os blogs de conhecidos teus. Em todos me deleito com a beleza das faianças produzidas em Portugal.
    Eu também tenho larga simpatia pelo Zé Povinho, e admiro muito a produção de Bordallo Pinheiro. E sobre esta, espero poder o quanto antes dar notícias relacionadas aos amigos portugueses!
    abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...