Google Translator - choose your language

125 anos da Bordallo Pinheiro expostos no Vivaci Caldas

fonte: http://www.jornaldascaldas.com/index.php/2010/03/31/125-anos-da-bordallo-pinheiro-expostos-no-vivaci-caldas/

bordaloO Centro Comercial Vivaci Caldas da Rainha promove a realização de uma exposição comemorativa dos 125 anos da Fábrica de Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro. Entre 1 e 21 de Abril é possível encontrar nas áreas comuns do espaço comercial criações originais e réplicas de Rafael Bordallo Pinheiro que testemunham o labor artístico e o génio criativo do grande reformador do desenho satírico.

A natureza será um tema em destaque na mostra onde figurarão criações muito diversificadas e à qual, numa clara alusão à Primavera, não faltarão as típicas andorinhas bordalianas. A exposição pretende ainda dar a conhecer o legado artístico do autor e as técnicas cuidadosamente preservadas pela Bordallo Pinheiro patentes nas texturas musgadas, na delicadeza das ornamentações e na vivacidade da pintura.
Com criações múltiplas que vão desde as loiças utilitárias até aos exemplares de azulejaria e às peças mais artísticas com pendor satírico, a colecção de cerâmica bordaliana reúne características únicas sendo mesmo classificadas como património artístico e histórico. As figuras do Zé Povinho e da Maria da Paciência, a par da Jarra Manuelina, são algumas das peças incontornáveis que sobressaem do vasto espólio e que agora podem ser apreciadas no Vivaci Caldas.

Fundada em 1884 por Rafael Bordallo Pinheiro, a Fábrica das Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro é responsável pela concepção de uma galeria de peças cerâmicas utilitárias e decorativas, assumindo-se como uma referência na arte nacional. A fábrica de faiança enveredou pela optimização dos recursos produtivos, sem deixar de obedecer aos métodos de fabrico tradicionais que mantêm viva a tradição da olaria.
O ambiente de fábrica será igualmente recriado no Vivaci. Para tal, estará a presença de uma bancada de trabalho antiga, onde se poderá observar as várias fases que precedem a elaboração uma peça, desde o molde ao resultado final. As comemorações continuam ao longo de 2010, destacando-se uma parceria com alguns dos mais ilustres artistas portugueses da actualidade, entre os quais Joana Vasconcelos, Henrique Cayatte e Fernando Brízio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...