Google Translator - choose your language

O artista Barnaby Barford retrata violência delinquente em estatuetas de porcelana


O artista plástico britânico Barnaby Barford criou uma série de estatuetas de porcelana que retratam cenas do cotidiano de jovens delinquentes de seu país.

Barford, de 31 anos, afirmou que ao subverter a tradição de retratar figuras ou cenas pastorais, a coleção, chamada The Good, The Bad, The Belle (O Bom, o Mau, a Bela, em tradução livre), tenta mostrar como a juventude britânica é vista pelas gerações mais antigas.

Em entrevista ao jornal britânico Daily Telegraph,o artista afirma que seu trabalho é, de certa forma, "chocante", pois as esculturas pegam as pessoas despreparadas. "Elas estão vendo estas estatuetas tradicionais de porcelana em um contexto totalmente novo", disse.

A técnica utilizada por Barford consiste em cortar e modificar estatuetas de porcelana comuns ou antigas compradas em lojas de artigos de segunda mão ou vendidas por famílias que querem se livrar de objetos velhos.

Em uma das esculturas, as figuras de porcelana mostram jovens praticando "happy slapping", uma prática que surgiu em 2004 em escolas londrinas e que consistia em uma agressão inesperada contra uma vítima escolhida aleatoriamente, enquanto um colega do agressor filmava a ação com um telefone celular.









Outros modelos mostram um garoto comendo um lanche da rede McDonald's, jovens usando malhas com capuz vandalizando um parque, outros escrevendo em muros e uma família devorando refeições em uma rede de fast-food.








fontes:
>> http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2009/04/17/artista-retrata-violencia-delinquente-em-estatuetas-de-porcelana-755321646.asp
>> http://www.barnabybarford.co.uk/


Veja abaixo mais trabalhos de Barnaby Bradford, da série "Noir Collection", que são também criadas com bibelots comprados em bazares e mercados de pulgas. Barnaby Bradford reconfigura as peças ornamentais, acrescenta partes vindas de outras peças, e as repinta. Os títulos são sempre provocativos, como "Shit! Daddy's going to kill me".









Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...