Google Translator - choose your language

Fábrica da Vista Alegre

Século XIX
A Vista Alegre foi fundada por José Ferreira Pinto Basto, que daria início a uma família de empresários que se mantém relevante na actualidade. Até o fim do século XVIII, Portugal não possuía nenhuma indústria que fabricasse porcelana, sendo o maior importador dessa material da China.

Influenciado pelo sucesso da fábrica de vidro da Marinha Grande, Pinto Basto decidiu criar uma fábrica de porcelanas, vidro e processos químicos. Começou por adquirir, em 1815, a Quinta da Ermida, um belo sítio perto da vila de Ílhavo e à beira da ria de Aveiro, região rica em combustíveis, barro, areias brancas e finas e seixos cristalizados, elementos fundamentais para vidros e porcelanas. Pouco depois, comprou terrenos vizinhos, num total de quarenta hectares, e lançou-se no seu projecto.

O alvará que autorizou o funcionamento da Fábrica da Vista Alegre foi concedido em 1824, pelo rei D. João VI, então já governando do Brasil, passando esta a beneficiar de todas as graças, privilégios e isenções de que gozam, ou gozarem de futuro, as Fábricas Nacionais. Cinco anos depois, a Vista Alegre recebeu o título de Real Fábrica, um reconhecimento pela sua arte e sucesso industrial. A partir de 1832, a Fábrica intensificou seu trabalho e dedicou-se ao aperfeiçoamento da porcelana.

A contribuição de artistas estrangeiros, tais como Victor Rousseau, foi importante, sobretudo para a criação de uma escola de pintura, ainda hoje famosa. Neste período da história da Vista Alegre, assinalam-se factos como o desenvolvimento de uma obra social, a introdução de decorações a ouro e temas com paisagens e delicadas flores, a participação em certames (Paris e Palácio de Cristal no Porto) e, por último, a cessação da produção de vidro (1880).


Século XX
Até ao final da Grande Guerra, o período de brilho da fábrica foi ofuscado, pois as conturbações sociais encaminharam a empresa para grandes dificuldades. Contudo, o espírito introduzido pelo fundador e a manutenção da escola de desenho e pintura pelo pintor Duarte José de Magalhães estimularam a reorganização e modernização da empresa.

De 1922 a 1947, registou-se uma enorme renovação artística, destacando-se a colaboração de artistas de renome nacional, tais como Roque Gameiro, Raul Lino, Leitão de Barros, Piló, Delfim Maia, entre outros

Entre 1947 e 1968, a Vista Alegre realizou contactos internacionais, a formação de quadros técnicos especializados e a aquisição da principal concorrente, a Electro-Cerâmica. Na década de 1970, a fábrica deu importantes passos na sua modernização tecnológica e prestou mais atenção à formação de jovens pintores.

Em 1983, criou o Gabinete de Orientação Artística (GOA) e, dois anos depois, o Centro de Arte e Desenvolvimento da Empresa (CADE), com a finalidade de fomentar a criatividade e contribuir para a formação nas áreas de desenho, pintura e escultura. Conseqüentemente, nasceram as séries limitadas de peças de porcelana, chamadas de séries especiais e peças comemorativas.











Século XXI
Em maio de 2001, deu-se a fusão da Vista Alegre com o grupo Atlantis, formando o maior grupo nacional de utensílios de mesa e sexto maior do mundo nesse sector: o Grupo Vista Alegre Atlantis, que atua em diversas áreas. Em 2002 foi concluído um processo de reengenharia industrial, que permitiu aumentar a capacidade e volume de produção.

A 19 de Janeiro de 2009, o Grupo Visabeira lança uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre o capital da Vista Alegre. A empresa pagará um total de 12 milhões de euros pelas acções admitidas em bolsa.

leia mais sobre esta OPA: http://porcelanabrasil.blogspot.com/2009/04/visabeira-lanca-opa-vista-alegre.html

5 comentários:

  1. Anônimo5/6/09 12:21

    Achei muito interessante a história da Vista Alegre, inclusive porque tenho um parente que tem um belíssimo aparelho de jantar, com detalhes azuis que vão para o branco e com arabescos dourados e que gostaria de vendê-lo. Seria possível que vc me indicasse antiquários ou leilões onde possamos oferecer o que qualifico uma verdadeira jóia!
    Grata,
    Rita

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde

    Gostei muito do artigo da Vista Alegre. Não me pode dar mais informações desta marca no brasil? as lojas que tem o marketing que faz as vantagens em relação aos competidores etc

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6/7/13 00:40

    e muito lindas as peças, estou maravilhada com as mesmas,barabens!

    ResponderExcluir
  4. tenho um aparelho de vcs completo com 83 peças,mas na minha mudança se perdeu 2 sopeirinhas. Aonde posso encomendar para comprar ? Meu nome é:claudia zalfa e meu email é: zalfacmv@gmail.com
    O modelo do meu aparelho é: castelo branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Claudia,
      Infelizmente não posso te ajudar; este blog não pertence à Vista Alegre, mas a mim, Fábio Carvalho, pesquisador.
      Recomendo procurar o site oficial da Porcelana Vista Alegre e entrar em contato com eles.
      https://vistaalegre.com/int/
      abraços

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...